Como evitar fazer spam no Pinterest e ter a conta bloqueada

Em 2019 tive minha conta principal marcada como spam no Pinterest e em 2020 minha conta foi suspensa e eu fiquei sem produzir conteúdo para o Pinterest por um ano.

Para que isso não aconteça novamente, tenho buscado conhecer melhor a plataforma e o que é considerado Spam no Pinterest.

Como forma de melhorar a experiência para todos, o Pinterest desencoraja o comportamento de spam.Infelizmente por causa de pessoas mal intencionadas , alguns bons criadores de conteúdo acabam sendo prejudicados.

Combater Spam no Pinterest é bom principalmente para quem trabalha com seriedade e responsabilidade. Então devemos evitar o comportamento de Spam ,mas também denunciar Spam na plataforma.

Nesse momento alguns devem estar se perguntando –  Como evitar comportamento de spam? Como denunciar Spam no Pinterest?

A resposta para essas perguntas está em entender o que está acontecendo e como nós,criadores de conteúdo, podemos evitar.

spam no pinterest

O que é considerado spam no Pinterest?

Algumas ações no Pinterest pode levar sua conta a ser marcada como Spam ou por comportamento de Spam:

  • Roubar imagens
  • Alto volume de ações/ interações
  • Salvar pins que levam a conteúdo não relacionado
  • Salvar conteúdo proibido no Pinterest
  • Repinar pins repetidos em excesso

Sabendo disso vamos analisar cada ação em tópicos para nos aprofundar no assunto e dessa forma evitar fazer Spam no Pinterest

Ação de spam 01 – Roubar imagens

Os criadores de conteúdo trabalham duro para criar lindas imagens, investem tempo,investem dinheiro em cursos e em banco de imagem para melhorar seus designs. 

Aí vem uns espertalhões ,pegam suas imagens e direcionam para os sites deles, produtos deles e até mesmo cursos que eles criam e divulgam com imagens de outros criadores.

Para essas pessoas não importa se o título da imagem é uma coisa e o conteúdo dele é outro. Para eles o importante é levar pessoas para o link .

Como usuário ativo é frustrante salvar uma imagem pensando em ler o conteúdo depois e descobrir que não era o conteúdo da imagem.

 O Pinterest trabalha muito para evitar esse tipo de problema, mas nós também devemos fazer a nossa parte.

Algo que você pode fazer é clicar no link antes de salvar qualquer imagem. Dessa forma você evita salvar pins de Spam que coloca sua conta em risco.

Se encontrar algum problema  você pode clicar nos três traços após o carregamento da página. Clique em denunciar link e clique no botão aplicável, se puder.

Mesmo que os links sejam de sites confiáveis, lembre-se de verificar antes de salvar, pois alguns links podem ficar quebrados ao longo do tempo.

Se você vir Spam ou descobrir que alguém roubou suas imagens, denuncie . Basta clicar para obter um close up do Pin e clicar nos três pontos verticais e escolher o relatório. 

Se o conteúdo roubado for seu, escolha “Minha propriedade intelectual” e siga as instruções. Se o conteúdo NÃO for seu, escolha a opção principal, “Spam”.Escolha a opção mais aplicável.

Quer aprender a criar bons designers? Conheça o Manual do Pinterest, um guia completo para criar designer com grande potencial de viralizar no pinterest

Ação de  spam  nº 2 – Alto volume de ações/interações

O Pinterest não deixa claro sobre quantos pins salvar por dia ou quantos pins salvo ao mesmo tempo pode ser considerado como comportamento de Spam.

Se você está buscando inspiração para um novo projeto é normal salvar vários pins e isso não é tão ruim que possa prejudicar seu perfil.

O que tenho observado é que o volume de pins salvo não é tão prejudicial quanto ações em grandes volumes para tentar crescer de forma artificial na plataforma.

Nos seus conteúdos, o Pinterest reforça a narrativa de salvar pins que você realmente tenha interesse,seguir contas do seu interesse e fazer comentários interessantes.

Interagir com outros usuários é uma forma de ser visto em todas as mídias sociais,mas quando é natural.

Outros exemplos são; seguir várias pessoas em curto período de tempo, entrar e sair repetidamente da sua conta, repetir o mesmo comentário ou comentar rápido , usar redirecionadores, salvar vários pins do mesmo site em curto período e salvar apenas links de afiliados ou produtos.

Ação de spam no Pinterest nº 3 – salvar pins que vão para conteúdo não relacionado

A primeira ação que pode ser considerada como Spam é pegar imagens no Pinterest e utilizar como se fossem suas, subindo novamente para o Pinterest e direcionando para seu próprio canal, Blog, Instagram ou para conteúdos proibidos no Pinterest.

O que muitas pessoas não sabem é que quando você salva imagens roubadas pode ser considerado comportamento de Spam.

O Pinterest quer manter boa experiência para o usuário e para isso desigoraja outros usuários a salvar conteúdo que pode levar  a Spam.

Vamos combinar que não é nada agradável clicar em uma imagem achando que é um conteúdo quando na verdade é outro.

Isso serve para que os usuários saibam que tipo de conteúdo está salvando.

Ação de spam no Pinterest nº 4 – salvando conteúdo proibido

 O Pinterest NÃO é o lugar para nudez, violência, mensagens de automutilação, discurso de ódio, campanhas de desinformação, promoção de substâncias controladas ou assédio. 

Esse tipo de conteúdo não é agradável para manter famílias no Pinterest.

Se você não produz esse tipo de conteúdo ainda pode cair no filtro de Spam se salvar essas imagens  em suas pastas. 

A única forma de não salvar conteúdo proibido é clicando no link antes de salvar.

Leia as diretrizes da comunidade no Pinterest

Ação de spam no Pinterest nº 5 – Repinar imagens repetitiva em excesso

Acredito que esse tenha sido um dos meus erros.

Como não tem muitas informações no site do Pinterest sobre a quantidade de pins que se pode salvar, o jeito é buscar conhecimento com quem tem experiência no Pinterest.

E ninguém sabe ao certo a resposta para isso.

Fazer suas próprias experiências pode ser um pouco arriscado, pois quanto mais você repina seu próprio conteúdo mais aumenta suas chances de ter uma imagem viral.

E isso é bom inicialmente,mas o Pinterest pode punir. Não é atoa que o Pinterest tem uma opção específica para relatar postagens repetitivas.Mas então, o quão repetitivo é considerado muito repetitivo?

Cabe a nós criadores de conteúdo ter um bom senso e publicar pins relevantes nas melhores pastas e esperar que o algoritmo funcione de forma a exibir o conteúdo ao longo do tempo.

Salvar a mesma imagem com o mesmo link em várias pastas no Pinterest não está mais sendo aceita.

O Pinterest prioriza novos conteúdos e isso significa novas imagens para o mesmo link.

Subir a mesma imagem com o mesmo link alterando apenas a descrição e o título ainda assim é considerado conteúdo repetitivo.

Não alterar a imagem , ou seja, a parte visual fará com que pareça o mesmo pin e ser denunciado por outros usuários.

Depois que recuperei minha conta fiz uma faxina em todas as pastas e verifiquei muitas imagens repetidas na mesma pasta ou em pastas diferentes. Minha ação foi excluir algumas.

Se você vai fazer isso com seus pins antigos é uma decisão sua,mas cuidado com a exclusão de muitos pins de uma única vez. Lembre-se de ações em grandes volumes também são consideradas Spam.

E lembre-se de fazer o correto daqui para frente.

Você ainda pode  enviar tráfego para o mesmo artigo no blog desde que crie imagens com designer diferente e publique em dias e horários diferentes.

Para novos conteúdos estou criando até 5 novos designs e para conteúdo antigo até 2 designer.

E se mesmo com todos esses cuidados de não fazer spam no Pinterest seu blog cair no filtro de spam você poderá entrar em contato com o Pinterest relatando que pode ter ocorrido um engano.

Em muitos casos o blog é retirado do filtro de spam em menos de 24 horas.Mas quando a conta for suspensa você perde o acesso a sua conta e eles podem demorar muito mais para atender o seu recurso.

Mesmo que você receba uma resposta negativa não perca a esperança e continue enviando um novo recurso a cada mês. Depois de 1 ano com a conta suspensa, finalmente recebi uma resposta positiva.

Conclusão:

Para não fazer spam no Pinterest você precisa ficar de olho nas suas ações com seus próprios conteúdos e também com o conteúdo que você salva. Lembre que sua conta é sua responsabilidade e assim poderemos manter o Pinterest com boa experiência para todos.

  • Sempre click no link antes de salvar qualquer imagem
  • Faça ações que você tenha interesse real ( seguir,deixar de seguir,comentar…)
  • Crie suas próprias imagem e evite repetir o mesmo designer com mesmo link em várias pastas
  • Salve conteúdo em pastas relacionadas
  • Não use redirecionadores de links
  • Cuidado com o excesso de links de afiliados

ferramentasparablogweb

Olá! viver de blog sempre foi um sonho e agora está se tornando realidade. Criei esse blog para compartilhar com outras pessoas que também tem o sonho de ganhar dinheiro blogando. Se eu transformei meu sonho em realidade você também poderá. Quando iniciei meu projeto não tinha experiência, não tinha dinheiro para investir, mas tinha fome de conhecimento e força de vontade para fazer acontecer. Hoje eu ganho + de R$ 2.000 por mês com meus projetos online e compartilho aqui tudo que estou fazendo para alcançar minha meta principal.

Website: https://ferramentasparablogweb.com/

    1 Comentário

    1. Michelle

      Olá!!! Como saber se minha conta foi bloqúeada?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.