Como criar um blog do zero lucrativo desde o primeiro dia

como criar um blog do zero

Sejam bem-vindos ao Ferramentas para blog web! No primeiro post quero ressaltar as primeiras ferramentas que você precisará para criar seu primeiro blog. Você quer começar um blog e ganhar dinheiro no primeiro mês ou o mais rápido possível? Então faça o que precisa ser feito para isso acontecer.

Ganhar dinheiro blogando é totalmente possível para a maioria dos nichos. Então, a menos que você esteja pensando em criar um blog sobre algo tão específico, você pode ganhar dinheiro com blogs.

Você precisará de;

  • Um e-mail
  • Um domínio
  • Uma hospedagem ( uso a hostgator)
  • Uma plataforma ( uso wordpress )

Essas são as principais ferramentas para colocar seu blog no ar. Você consegue tudo isso grátis, mas preciso te dizer que se você quer ganhar dinheiro com seu blog precisa pagar por essas ferramentas.

Só não deve pagar por esses serviços aquelas pessoas que vai criar um blog apenas para uso pessoal. Quem quer ganhar dinheiro com blog, mas ainda não tem certeza se é isso mesmo que ela quer ou aquela pessoa que não tem dinheiro para começar pagando, pode começar com um blog gratuito.

O que é um domínio?

O domínio é o nome do seu blog na web. É por ele que as pessoas vão te encontrar. o domínio desse blog é ferramentasparablogweb.com. Tudo que está após esse nome é a extensão do domínio.

As extensões mais procuradas são .com e.com. br.  Eu comprei o domínio do meu blog principal no registro.br, o mais indicado para comprar domínio com a extensão .com.br.

Cada extensão tem sua importância. O final .com quer dizer que é universal e quando você encontra .com.br quer dizer que aquele domínio é do brasil, assim como .org é uma instituição do governo, .globo são de funcionários da globo, e assim por diante.

Você pode comprar o domínio onde você quiser , mas também pode comprar no mesmo local que você comprar sua hospedagem, assim você não precisa alterar o DNS, exceto se você não encontrar o domínio que você quer na sua hospedagem.

Já o domínio desse blog, ferramentasparablogweb.com, eu decidir comprar na hostgator, uma vez que, já tinha uma hospedagem por lá, e seria muito menos trabalhoso.

O que é hospedagem de blogs

A hospedagem é onde seu blog morará, é a casa do seu blog. É a hospedagem que garante que seu blog fique ligado 24 horas sem que seu computador precise ficar ligado.

O ruim das hospedagens gratuitas é que você não tem controle, você não sabe se seu blog fica fora do ar e você não tem acesso a diversas ferramentas gratuitas que só uma hospedagem paga oferece.

Ter um blog em uma hospedagem gratuita é como se o blog não fosse seu. Eles podem excluir seu blog quando quiserem. Por isso é recomendado sempre fazer uma cópia dos seus textos, imagens entre outros.

A hospedagem que uso é a hostgator e o que mais me chamou atenção para essa hospedagem foi o chat e os tutoriais no próprio site deles, ensinando tudo, desde a criar um e-mail, instalar o wordpress e muito mais.

Como eu não sabia de nada, qualquer coisa perguntava no chat e sempre fui atendida rapidamente.

Algumas razões pelas quais a Hostgator é a melhor empresa de hospedagem para começar seu blog:

  • É fácil de usar.
  • Você pode monetizar seu blog da maneira que quiser (sem restrições).
  • É uma das empresas de hospedagem mais acessíveis.
  • Recebe um domínio GRÁTIS ao contratar um plano anual.
  • Eles já trabalham com o WordPress há algum tempo, tornando o WordPress.org completamente grátis se você optar por usá-los.
  • Criador de sites gratuitos para quem não sabe configurar.
  • SSL gratuito.
  • Suporte técnico 24 horas via chat ou e-mails.
  • Tutoriais completos para tirar todas suas dúvidas no blog da hostgator.

O que é a plataforma?

A plataforma é onde você criará seus posts, editará template, subirá fotos… As plataformas mais usadas são blogger, wordpress, magento, wix…

Trabalho na plataforma wordpress.org, pois ela foi muito bem recomendada por personalidades da web e, porque tem muitos tutoriais na internet sobre praticamente tudo, além dos fóruns de ajuda.

Como criar um e-mail?

Para comprar o domínio e a hospedagem você precisa de um e-mail, pode ser qualquer e-mail que já tenha ou você pode criar um Gmail com o nome do seu blog. Depois que contratar a hospedagem você pode criar e-mail personalizado com o domínio do seu blog.

E esse e-mail personalizado é importante para manter uma aparência profissional e evitar que seus e-mails caiam na caixa de spam.

Uma dica para quem quer contratar essas ferramentas e economizar é aproveitar a Black Friday.

Como criar um blog lucrativo do zero

como-criar-um-blog-do-zero

1°passo – Registrar o domínio (nome do seu blog)

A primeira coisa que fiz foi escolher o nicho do meu blog. Começar um blog é uma boa ideia, mas sobre o que você vai blogar? No que você é bom? Pelo que você é apaixonado?

Escolher um bom nicho para o seu blog não é apenas sobre o assunto que você vai blogar; é o problema que você ajudará seu público a resolver.

Uma das chaves para ganhar dinheiro com blogs é oferecer uma solução para um problema, e isso é algo que você deve descobrir ao decidir sobre um nicho de blog. Você ajudará seus leitores a encontrar cosméticos livres de crueldade? Desenvolva seu senso de estilo? Perder peso? Fazer dinheiro online? Organizar a vida financeira?

 2º passo – construa a identidade visual da sua marca

O segundo passo para criar um blog de sucesso é criar sua própria marca. Em uma palavra, sua marca é como você quer que seu blog seja percebido. Como você quer que as pessoas se sintam ao ver seu blog?

Não vejo muitos blogs falando sobre identidade visual como algo importante a se pensar desde o início de um blog, mas pela minha experiência a identidade visual do meu blog foi o que fez meu blog realmente parecer profissional, e um blog profissional é um blog em que seu público-alvo confiará.

A identidade visual também ajuda as pessoas a se identificarem com meu blog, o que é TÃO IMPORTANTE se você quiser que seu blog fique por um tempo fazendo sucesso (e você quer isso).

Para criar uma marca, você precisa trabalhar em coisas diferentes: que logo você usará, que paleta de cores usará, quais fontes, que tipo de fotos? Pergunte a si mesmo, que mensagem você deseja enviar ao seu público através de recursos visuais e de conteúdo.

Como iniciar um blog com wordpress e hostgator:

  1. Você pode começar encontrando o melhor plano para suas necessidades. Lembrando que nos planos anuais, bienal e trienal você ganha 50% de desconto e ainda ganha 1 ano de domínio grátis.
  2. Depois clique em “contratar plano agora
  3. Na tela seguinte você tem a opção de registrar um novo domínio ou usar um domínio existente.
  4. Digite suas informações pessoais e de pagamento.
  5. Em seguida você marca a caixa em que você aceita os termos, verifica se tudo está de acordo com o que você está contratando e clica em “pagamento
  6. Após a confirmação do pagamento você receberá um e-mail com login para acessar o Cpanel.

Fazendo a instalação do wordpress

  1. Acesse o cPanel de sua hospedagem pelo endereço www.seudominio.com.br/cpanel ( substitua seudominio.com.br pelo endereço do seu site ) e faça login com seu dados;
  2. No cPanel localize a seção Software e clique no ícone do instalador
  3. Ao acessar a ferramenta, você verá que o wordpress é uma das primeiras opções disponíveis. Clique em instalar
  4. Na tela seguinte você deve realizar as configurações básicas do seu site WordPress.

Veja também ; Como ganhar dinheiro com o pinterest

 3º passo – construindo seu site

Seu blog agora está pronto para ser construído! É hora de escolher o tema certo, escrever suas primeiras páginas e posts.

As primeiras páginas que criei e as que você precisa em seu blog são ;uma página Sobre ,uma página de contato na qual as marcas podem entrar em contato com você, e uma página de Recursos.

Quanto ao número de postagens que deve escrever antes de seu blog entrar no ar, a resposta pode variar de um blogueiro para outro, mas uma coisa é certa: você não quer que seu blog fique vazio no seu dia de lançamento.

Recomendo que você escreva pelo menos 20 posts de qualidade antes de lançar o seu blog. Dessa forma, seu público terá o suficiente para ler para ficar por um tempo! 

4º passo – monetizando seu blog

 Se você quiser transformar seu blog em um negócio, não poderá tratá-lo da mesma maneira que faria com um hobby.

Você precisa escrever um plano sobre como monetizará seu blog e como você vai comercializar isso. Você vai usar marketing afiliado? Crie seu próprio produto?

 Listei aqui as diferentes maneiras de rentabilizar o seu blog.

Não importa como você escolha monetizar seu blog, é necessário ter seu plano de monetização pronto antes de lançar seu blog.

Ou seja, se quiser vender seu próprio produto, crie-o antes de lançar o seu blog para começar a vendê-lo imediatamente. Se você quiser usar o marketing de afiliados, inscreva-se nos programas de que gosta e insira seus links de afiliado nas suas postagens do primeiro dia.

Você vai usar o e-mail marketing? Marketing de mídia social? Você precisa saber exatamente como vai divulgar seu blog e seus produtos antes de lançar seu blog.

E mais importante… comece a promover seu blog antes de lançá-lo! Comece a construir sua lista de e-mail e mídia social, crie conexões com outros blogueiros e comece a encontrar seus futuros leitores.

Essa parte é basicamente o que faz a diferença entre um blogueiro que luta para ganhar dinheiro por meses / anos e um blogueiro que ganha dinheiro desde o início. Não negligencie isso!

5º passo – lançamento

 Tenha em mente que todo o trabalho deve ser feito antes de lançar o seu blog. Uma das razões pelas quais demorei muito tempo para ganhar dinheiro com meu primeiro blog foi porque lancei meu blog sem nenhuma preparação. 

Qualquer um pode começar um blog, mas poucos conseguem transforma-lo em algo lucrativo. Você precisa ser inteligente, assim como faria com qualquer outro negócio e se destacar.

O maior erro que você pode cometer é tratá-lo como um hobby (criar um blog hospedado gratuitamente, não investir em seus negócios, não trabalhar duro nisso etc.). Eu nunca direi isso o suficiente.

Confira minha página recursos para ver todas as ferramentas que estou usando para aumentar meu blog.

ferramentasparablogweb

Olá! viver de blog sempre foi um sonho e agora está se tornando realidade. Criei esse blog para compartilhar com outras pessoas que também tem o sonho de ganhar dinheiro blogando. Se eu transformei meu sonho em realidade você também poderá. Quando iniciei meu projeto não tinha experiência, não tinha dinheiro para investir, mas tinha fome de conhecimento e força de vontade para fazer acontecer. Hoje eu ganho + de R$ 2.000 por mês com meus projetos online e compartilho aqui tudo que estou fazendo para alcançar minha meta principal.

Website: https://ferramentasparablogweb.com/

    3 Comentários

    1. Ótimo direcionamento! Criar um blog é um trabalho árduo, porém recompensador.
      Parabéns pelo conteúdo.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.