10 maneiras simples de aumentar a autoridade de domínio de seu blog

Blogueira iniciante dicas
autoridade de domínio

Quer aumentar a autoridade de domínio do seu blog?

Aumentar sua autoridade de domínio é muito parecido com tentar aumentar sua classificação de SEO

A pontuação de autoridade de domínio de um blog fornece uma estimativa de como seu site será classificado nos mecanismos de pesquisa e isso ajuda muito na hora de conseguir uma boa parceria com muito mais chances do seu blog ser bem posicionado no Google trazendo mais tráfego para seu blog.

A autoridade de domínio não é tão fácil de conseguir. Geralmente leva muito tempo para conseguir, pois, mesmo com as estratégias que citarei aqui, não podem ser implementadas essas ações de forma excessivas para que seu blog não seja classificado como spam.

Hoje, abordarei 10 das melhores estratégias que você pode implementar para aumentar a autoridade de domínio de seu blog o mais rápido possível.

10 maneiras de aumentar sua autoridade de domínio.

Para descobrir a autoridade de domínio do seu blog use o Moz, a mesma ferramenta que uso e é gratuita.

Para calcular sua pontuação final de autoridade de domínio, o Moz considera uma ampla variedade de fatores e os principais são a quantidade e qualidade dos links recebidos de outros sites.

1. Post Convidado

 autoridade de domínio de seu blog

Os guest post é uma ótima estratégia de obter mais links de blogs de boa qualidade. A maioria dos posts de convidados permite que você crie um link para seu blog, o que aumentará sua autoridade de SEO em todo o domínio.

Quando comecei com a Finanças Real fiz algumas parcerias de guest post para obter tráfego inicial para meu blog.

Veja esse guest post; 5 dicas para manter as finanças em ordem (blog jornada rica)

Hoje não uso mais essa estratégia no marketing, mas aceito post de convidado nos meus dois blogs. É importante vocês saberem que ainda hoje meu blog recebe tráfego vindo de guest post.

Você precisa de uma boa estratégia de postagem de convidados para estender estrategicamente e metodicamente e postar em vários sites de qualidade sem ficar desorganizado.

2. Velocidade do Site

O Google penaliza os sites lentos, limitando suas classificações de SEO, independentemente de quão bom seja seu conteúdo.

Um site lento aumenta a taxa de rejeição e diminui o engajamento dos seguidores e assim diminui sua classificação de SEO.

Para resolver o problema de velocidade de site existem alguns plugins, mas você também pode fazer algumas ações manuais como; diminuir tamanho de imagens, remover espaços vazios, usar um plugin de cache, excluir itens desnecessários, não encher as páginas com vários links…

3. Colaborações de Link

Troque links com outros blogueiros de qualidade e autoridade em seu nicho. Essa é uma prática não recomendada por grandes partes dos blogueiros, mas acredito que com prudência e ocasionalmente a troca de links pode ser benéficas se seguir algumas regras;

  • Qualidade: apenas troque por sites de qualidade com uma alta pontuação de autoridade de domínio.
  • Relevância: verifique se o site está em um nicho semelhante.
  • Cuidado com spam: não troque com sites que troquem links com vários outros sites. Isso fará seu blog parecer spam também aos olhos do Google.
  • Frequência: Mesmo que você faça muitos amigos na blogosfera somente troque links ocasionalmente. É preciso que a ligação seja natural para não ser vista como spam. 

4. Escrever bons artigos dignos de estar linkado

Você precisa escrever artigos incríveis se quiser que outros sites queiram links para ele.

Um bom conteúdo digno de receber links de outros sites, não significa ser perfeccionista com sua escrita e examinar cada palavra em busca de erros gramaticais.

Um bom conteúdo precisa agregar valor na vida das pessoas. Escreva conteúdo que resolva os problemas do seu público alvo.

Os artigos que mais fazem sucesso e que geralmente recebem links de outros sites são; guias definitivos, infográficos, artigos longos, tutoriais…

5. Escreva mais regularmente

Escreva mais postagens de qualidade para aumentar suas chances de obter mais conteúdo classificado nos mecanismos de busca.

Quantidade não é tudo, mas certamente ajuda. Planejei publicar 1 vez por semana no início do meu blog, mas foi quando comecei a publicar diariamente que meu tráfego aumentou e a autoridade de domínio.

Para manter a qualidade contratei alguns freelancer para escrever alguns artigos, enquanto escrevia também.

Sei o quanto é difícil ter dinheiro no início para contratar freelancer, por isso não te aconselho a usar um cartão de crédito e sim, se dedicar mais a escrever antes de colocar o blog no ar, ou passar os dois primeiros meses somente escrevendo conteúdo.

6. Otimize seus posts para SEO

Cada post que você escrever deve ser um ativo, que gere receita e tráfego ao longo dos anos. Para isso acontecer é preciso otimizar suas postagens e todo o seu blog para serem encontrado pelos mecanismos de busca.

O básico da otimização de posts é incluir sua palavras-chave em;

  • O título da sua postagem
  • Meta Descrição
  • Permalink
  • Subtítulos
  • Corpo do Conteúdo
  • Texto alternativo da imagem

Mas cuidado com o exagero, pois você precisa criar conteúdo para pessoas e não para robôs. Do contrário, sua estratégia será um fracasso. Tudo tem que parecer natural.

7. Fique no Pinterest

Eu poderia enumerar mil razões para você se manter ativo no Pinterest, mas eu já fiz isso em outros posts aqui no blog, então se você é curioso é só navegar pela categoria Pinterest dicas.

O Pinterest pode gerar uma tonelada de tráfego para seu blog e por consequência, mais pessoas compartilhando seu conteúdo e dizendo para os mecanismos de busca que seu blog é relevante.

Mais tráfego também aparece mais oportunidades de parceria de post de convidados.

8. Artigos Longos

Os artigos longos têm uma tendência maior de serem classificados melhor no Google, simplesmente porque artigos mais longos fornecem informações mais completas e muitos portais gostam de linkar com seus conteúdos para complementar algo que eles estejam abordando.

Conteúdos mais longos e completos tem muito mais chances de ser compartilhado do que um conteúdo raso e que não tira todas as dúvidas do usuário.

No início eu não sabia disso, por isso, muitos dos artigos do meu blog principal tem apenas 500 palavras, mas estou atualizando e deixando cada artigo mais completo.

9. Faça um forte suporte

Para ter um blog popular e um blog popular é um blog que as pessoas comentam, compartilham e voltam sempre, é preciso responder os comentários, criar post tirando as principais dúvidas dos leitores.

Se seu blog é iniciante você terá mais tempo para fazer isso, pois com o tempo seu blog se tornará tão popular que você não terá mais tempo para responder tantos comentários.

10. Comentários em outros blogs

Uma prática que deve ser usada com moderação, mas que também ajuda a aumentar a autoridade de domínio de um blog.

Não é preciso comentar somente em blogs grandes para essa estratégia funcionar, mas é necessário encontrar blogs que não sejam considerados spam.

Comentar muitas vezes no mesmo blog ou em vários blogs ao mesmo tempo, é considerado spam. Mas como encontrar blogs bons para comentar?

Bom, eu uso a ferramenta do Neilpatel para ver onde meus concorrentes estão comentando e faço um filtro para links dofollow.

Esses comentários servem para aumentar os backlinks e isso faz aumentar a autoridade de domínio do seu blog. Os comentários não podem ser genéricos, pois os donos dos blogs podem não aprovar.

Relacionado: Como obter backlinks de qualidade grátis para seu blog

Conclusão:

A maioria dessas estratégias podem ser usadas ao mesmo tempo, mas se você não conseguir, não fique frustrada, pois, o foco em apenas uma delas já trará muito resultado.

Espero que você aplique no seu projeto online essas dicas. Qualquer dúvida é só deixar um comentário.

1 thought on “10 maneiras simples de aumentar a autoridade de domínio de seu blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.