Comecei no marketing de afiliados sabendo que poderia ganhar muito dinheiro online, mas o que eu não sabia é que temos que evitar errar bastante no início para ter resultados significativos mais rápidos.
Não sou uma blogueira que ganha + de 5 mil por mês com marketing de afiliados, mas acredito que serei, pois, alguns erros que cometi como iniciante já estão sendo corrigidos e já vejo pequenos resultados acontecendo.
Essa é minha história de erros no marketing de afiliados como iniciante.
Comecei a trabalhar com blogs no final de 2016, mas meu foco inicial eram anúncios do adsense. Nunca vendi nada, por isso dispensei no primeiro momento aprender sobre marketing de afiliados.
Dois anos se passaram e eu pude perceber que trabalhar com anúncios do adsense é muito mais complicado do que vender pela internet.
Hoje, as estratégias de marketing de afiliados tem sido minha grande paixão. Adoro ouvir histórias de pessoas com sucesso com marketing de afiliados e também gosto de escrever sobre o que tem funcionado para mim.
Após fazer minha primeira venda, revisei minhas estratégias e percebi que teria que mudar para conseguir fazer vendas o suficiente para pagar meus boletos.
Vejo muito aprendizado nos meus erros que podem tornar você bem-sucedida mais rápido do que eu. Marketing de afiliados é uma oportunidade grande e real de fazer dinheiro com seus blogs.
Veja agora meus erros no marketing de afiliados;
1 – Comecei querendo tudo gratuito
Meu primeiro erro foi querer ganhar dinheiro com meu negócio online sem investir em um curso que ensina o passo a passo.
Não estou dizendo que você só ganha dinheiro com um negócio online se investir em um curso de base. Conheço pessoas que ganham mais de 2 mil por mês sem ter feito nenhum curso inicial, mas essas pessoas passaram anos errando e acertando e aprendendo com seus próprios erros.
Fazer um curso de base é um atalho para quem não quer perder tempo e eu demorei muito tempo para perceber isso.
Esses cursos de base são métodos que funcionam para alguém, então você aprenderá estratégias que alguém já testou e validou.
2- Conteúdo sem estratégias
Quando descobri o marketing de afiliados fiquei tão empolgada que sai me cadastrando nas plataformas de afiliados, escolhendo qualquer produto e criando conteúdo aleatório.
Eu não tinha metas de ganhos, não tinha planejamento de conteúdo, eu, na verdade, não sabia o que estava fazendo. Eu só sabia que queria vender.
Isso me custou muitos meses do meu tempo e muitas horas perdidas. Se você está começando com marketing de afiliados e não quer perder tempo, recomendo que invista em educação sobre esse tópico.
3- Querer seguidores a qualquer custo
Li vários blogs que falam que o número de seguidores é muito importante para ganhar dinheiro com um negócio online, mas é preciso separar qual tipo de monetização dá maior importância ao número de seguidores, mas existe algo em comum que todas as formas de monetização apreciam, seguidores de qualidade.
Do que adianta ter 10 mil seguidores e não interagir nas suas postagens, se nenhum nunca comprou nada de você?
O marketing de afiliados é uma das formas de monetização que menos exige número de seguidores. Alguns colegas que conheci no instagram fazem vendas todos os meses e tem menos de mil seguidores no instagram e menos de 100 inscritos no canal. Sabe qual é o segredo? Atrair o lead com interesse no seu conteúdo.
Perdi um tempo precioso participando de troca de curtidas, comentários… Isso não funciona e o algoritmo percebe que são sempre as mesmas pessoas comentando, curtindo, então isso pode até atrapalhar o crescimento do seu blog, canal, redes sociais…
4- Promover produto sem conhecer
O segredo para ter sucesso no marketing de afiliados é promover produtos que você conhece, que você foi transformado ou que você confia no produtor.
No início do meu projeto cometi o erro de promover um produto que não conhecia, mas nunca conseguir fazer vendas deste produto. Decidi comprar o produto para entender melhor como funcionava e acabei vendo que o produtor daquele curso não se importava com as pessoas. Vi ter aulas faltando, vi que ele não entregava os bônus que prometia na página de venda.
A partir daí parei de promover aquele curso e também dei uma pausa no marketing de afiliados.
Hoje eu só promovo cursos que faço ou cursos do qual tenho total confiança no produtor. Isso não significa que não seja possível promover um produto sem comprar.
Se você não tem dinheiro para comprar o produto e promover, sugiro fazer uma pesquisa detalhada sobre o curso e também o produtor do curso do qual deseja promover.
Encontre depoimentos nas redes sociais, veja se tem afiliados promovendo esse curso, veja o que as pessoas falam sobre o produtor…
5 – Não ter foco
Quando comecei meu primeiro projeto, a falta de foco me fez perder tempo em coisas que não me faziam crescer. Ter foco, ter metas, saber onde você quer chegar é fundamental para um negócio de sucesso a longo prazo.
O perigo de buscar apenas informações gratuitas é isso… Não ter um método que te mostre qual deve ser o foco é muito perigoso.
Hoje sei que devemos focar naquilo que já tem resultado, focar naquilo que já está funcionando. Então se ver resultados em publicar 3 artigos no seu blog, foque em criar artigos. Se você tem resultados estando ativo no Instagram, seja então ativo no Instagram mesmo que outras pessoas digam o contrário. Foque no que funciona para você!
Não esqueça também de manter o foco no seu nicho e nas fontes de tráfego que mais te dar resultados.
6- Vender antes de gerar valor
Antes de começar a enviar links é preciso agregar valor e gerar conexão com seus seguidores e leitores.
Antes de oferecer um conteúdo pago você precisa entregar o seu melhor conteúdo gratuito. Muitas pessoas do marketing de afiliados ainda acreditam que não vale a pena entregar conteúdo gratuito, mas é o conteúdo gratuito que mostra para os leitores o quanto você entende sobre um determinado assunto.
Depois que entendi isso e comecei a entregar muito conteúdo gratuito neste blog muitas pessoas começaram a me ver como autoridade e as vendas começaram a acontecer.
Tenho falado bastante por aqui sobre dicas para blog e sobre Pinterest por que são dos blogs e do Pinterest que vem a minha maior fonte de renda.
Erros comuns cometidos por afiliados iniciantes.
Agora que você já conhece os meus erros eu falarei sobre erros que a meu ver atrapalham uma estratégia de longo prazo. Vejo muitos afiliados cometendo e fico me perguntando se funciona mesmo.
1)Monetização muito cedo — Embora seja possível monetizar um blog desde o primeiro dia do lançamento, acredito que sua energia deve estar focada em criar conteúdo de qualidade e atrair pessoas para seu negócio online.
2) Copiar o que os outros estão fazendo — Não há nada de errado em pegar ideias de conteúdo do seu concorrente, afinal, se está funcionando para eles pode funcionar para você, mas o conteúdo tem que ser original. Vejo muitos afiliados tentando descobrir quais produtos seus concorrentes estão promovendo e tentam se afiliar ao mesmo produto e criar conteúdo semelhante.
3)Promover seus produtos em conteúdos de terceiros — Isso acontece muito em comentários de blog e comentários de canal. Crie seu próprio conteúdo e promova seus links.
4)Exagero na promoção — Para uma melhor experiência do usuário, crie conteúdo promocional e crie também conteúdo sem nenhuma intenção de venda, apenas conteúdo educacional. Em um artigo de blog basta mencionar duas vezes o produto que está promovendo e adicionar o link. Se seus leitores quiserem comprar algo por sua indicação, ele procurará pelo link até encontrá-lo.
5)Não analisar as métricas — Fique de olho nas estatísticas, nos click no link, páginas mais visitadas… A partir daí você pode focar no que está funcionando e assim concentrar seus esforços onde lhe renda mais receita.
Considerações finais:
Errar faz parte do aprendizado. No marketing de afiliado aprender com os erros do outros é ganhar tempo e tempo é uma ferramenta que vale ouro no marketing de afiliados.
Quanto mais rápido você ver seus erros, menos tempo perderá e você descobrirá o atalho para fazer sucesso como afiliado.
Deixe-me saber se você cometeu erros semelhantes aos meus dizendo qual aqui nos comentários!