12 Dicas para blogueiras iniciantes que aprendi nos meus 2 anos blogando

Blogueira iniciante dicas

Está pensando em criar um blog? Veja 12 dicas para blogueiras iniciantes .Tudo o que eu tenho a dizer sobre isso, pois apesar de ter 2 anos de blog ainda me considero uma blogueira iniciante.

Blogar é uma jornada, muitas vezes solitárias de tentativas e erros. Você poderá ler muitos guias, tutoriais, passo a passo, mas somente praticando é que você irá descobrir o que funciona e o que não funciona para seu blog.

dicas para blogueiras iniciantes

Para quem está começando um novo blog indico sempre uma hospedagem paga para você ter total controle do seu blog, mas não posso negar que tem muitas blogueiras fazendo sucesso com hospedagem gratuita.

No mundo dos blogs é assim mesmo, o que funciona para um blogueiro pode não funcionar para você. Mas você não pode sentir medo de tentar uma estratégia com medo de falhar. Preste atenção e tente, mesmo que você falhe.

Se a estratégia funcionar, estude e aprimore sempre buscando a perfeição.

Eu sempre leio outras dicas e truques de blogs, assim posso ter ideias com as experiências de sucesso de outros blogueiros e testar no meu próprio blog. Dessa forma, posso experimentar e ver se consigo ter sucesso também.

Uma fonte de inspiração são os relatórios de renda porque neles os blogueiros mostram o que está funcionando nos seus blogs. Isso me dar novas ideias para testar no meu blog. Aliás foi por meio de um relatório de renda que descobrir que o Pinterest poderia ser uma ótima fonte de tráfego gratuito.

Então, decidir escrever esse post com 12 dicas para blogueiras iniciantes que aprendi testando nos meus últimos 2 anos. Se você se sentir inspirado pode experimentar no seu próprio blog. Eu ficaria feliz se você voltasse aqui e falasse se funcionou.

1# Lembre-se de seu porquê

Por que você quer ter um blog? Por que você quer ter sucesso com ele? O que significa ter sucesso?

Esses “por que” são seus motivos para continuar seguindo em frente, mesmo nos dias em que você se sentir desanimado quando o Pinterest marcar seu blog por spam sendo que você não fez nada.

Isso aconteceu comigo no mês de maio. Me senti péssima, mas o post da Nanda mais uma vez me salvou. Vou deixar o link logo abaixo, no final desse post porque sei que isso não aconteceu somente comigo.

2# Invista em você e no seu blog

Eu não investir em cursos porque priorizei adquirir as ferramentas; domínio, hospedagem, identidade visual, um bom tema…, mas sei que adquirir cursos para melhorar e aprimorar meus conhecimentos é algo necessário para continuar crescendo.

Se você quer que seu blog seja um blog de sucesso você precisa investir em algum momento. Não deixe o medo te paralisar, mas saiba escolher com sabedoria e inteligência para não gastar dinheiro atoa.

No mundo dos blogs contratar ferramentas com planos anuais são mais econômicos do que pagamentos mensais.

O investimento mínimo e necessário que todo blogueiro deveria fazer é adquirir um domínio próprio e uma hospedagem de blog. Uso e recomendo a hostgator.

3# Seja consistente

Demorou bastantes, mas finalmente entendi por que a consistência é mais importante do que quantidade.

O benefício de criar rotina de consistência para postar nas suas redes sociais e no seu blog, não é somente para seus leitores. Isso também é uma forma das plataformas entender que você é ativo e continuar mostrando seu conteúdo para aos leitores e você fica mais responsável.

Nos blogs que eu gosto de acompanhar eu sei exatamente o dia em que vão publicar conteúdo novo.

4# Use ferramentas gratuitas onde você pode

Eu acredito que algumas coisas valem a pena investir no seu blog (hospedagem, domínio, identidade visual E um bom tema), também existem ótimas ferramentas gratuitas e você deve aproveitar ao máximo.

Algumas ferramentas gratuitas que eu uso são:

  • Canva para criar minhas imagens para o Pinterest e outras redes sociais
  • Yoast SEO para otimizar meus posts
  • Google Analytics para analisar as métricas
  • Pixabay para imagens sem direitos autorais ou atribuição
  • Google docs  para editar meus posts
  • E-Goi para criar minha lista de e-mail (até 5001 contatos a conta é gratuita

5# Deixe sua personalidade brilhar na sua escrita.

Encontre sua própria forma de escrever. Seus leitores podem conhecer sua marca pela sua forma de destacar algumas partes do seu conteúdo ou por uma fonte única ou ainda uma linguagem que você usa para começar seus posts. Isso pode te fazer se destacar entre tantos blogs.

Personalidade é o que te faz ser diferente dos outros e você não vai querer ser igual a todos, não é verdade?

6 # Evite postar só para cumprir cronograma

Evite fazer posts apenas para cumprir um cronograma. Fazer posts apenas preencher seu calendário não terá nenhum valor para seu leitor.

Todos os seus posts devem ajudar o máximo seu leitor. Responda as principais dúvidas sobre o assunto abordado e escreva conteúdo que eles querem ler. Mas como saber quais conteúdo os leitores querem ler?

Para encontrar o assunto que os leitores querem ler você pode utilizar um planejador de palavras chaves ou buscar nos mecanismos de busca, pois se já existe conteúdo sobre o assunto significa que tem pessoas lendo.

Cada posts que você criar deve ser considerado como um ativo que possa ser encontrado e lido em qualquer época.

7# Crie relacionamentos com sua comunidade

dicas para blogueira iniciantes

Se as pessoas utilizam seu precioso tempo lendo seus posts o mínimo que você pode fazer é responder seus comentários, mostrar que realmente quer ajudá-lo.

Tão importante quanto cuidar e atender bem seus leitores e seguidores é construir uma rede de relacionamentos com outros blogueiros do seu nicho.

Ninguém consegue crescer sozinho e quando você trata outros blogueiros como amigos ou parceiros ambos podem ganhar com a troca de experiências, mas não te aconselho a se aproximar de alguém apenas por interesse.  Você Precisa também ter algo de valor para trocar e que seja de interesse do outro blogueiro.

8# Tenha uma variedade de fluxos de renda

Ganhar dinheiro com blog nem sempre é consistente. Um mês você pode ganhar um ano de salário e no outro você pode não ganhar nada.

Você pode fazer uma mistura de marketing afiliado, produtos, cursos, anúncios, serviços ou o que você quiser! 

Você pode criar estratégias para que você tenha um mês em que você se concentre em escrever ótimas postagens de afiliados, depois o mês seguinte se concentre em promover o lançamento de um produto, depois no mês seguinte, promover os serviços oferecidos etc.

Todo o grupo de receitas diferentes, construindo o seu sucesso e estabelecendo as bases para que se tornem mais passivos, permitindo-lhe promover uma nova fonte de rendimento!

Existem algumas estratégias de monetização que você pode fazer desde o início, como um novo blogueiro, como o marketing de afiliados. Mas existem outras estratégias que seriam melhores quando você tem um público maior para o mercado, como o lançamento de um curso 

9 # Tenha múltiplas fontes de tráfego

Se você pode dominar o Pinterest, o tráfego do seu blog crescerá drasticamente, mas é um erro gastar todo seu tempo e energia somente no Pinterest. O Pinterest recentemente bloqueou alguns blogs alegando spam, mas isso foi apenas uma atualização de segurança contra spam.

Se seu blog foi bloqueado por spam no Pinterest veja esse artigo ; como resolver blog bloqueado no pinterest por spam

O fato é que quem trabalhava apenas com essa plataforma perdeu muito tráfego e por consequência diminuiu sua receita.

Todos os posts que você criar deve ser otimizado para os mecanismos de busca, além disso você deve compartilhar seus posts nas suas mídias sociais.

Outra forma de divulgar seu conteúdo é interligando seus posts novos nos posts antigos e relacionados, assim os posts encontrados pelos mecanismos de busca podem servir para divulgar outros conteúdos.

Quer dominar o Pinterest ? Receber mais de 2.000 visitas por dia no seu blog? Recomendo utilizar a estratégia de quem está fazendo muito sucesso com o Pinterest. Adquira sua cópia do Manual do Pinterest, um guia definitivo para gerar tráfego orgânico para seu blog sem pagar por anúncios.

10 # Faça uma revisão do seu desempenho mensal

Para saber o que está funcionando é preciso analisar os números, estatísticas e a renda do mês. Dessa forma eu faço uma reflexão do que não está funcionando é posso estabelecer metas para o mês seguinte.

É analisando o tráfego do meu blog, que eu consigo ver quais posts tiveram mais desempenho e assim eu posso criar posts semelhantes e conseguir também um bom desempenho

Artigos relacionados;

11 # Aprenda com seus erros

No começo de maio eu estava muito feliz, pois estava com uma média de 4- 5 mil visitas únicas por dia, e de repente eu cometi um erro que deixou meu blog fora do ar por mais de 4 horas.

É muito raro ser novo com um blog e não cometer erros. Leva um tempo até você descobrir o que é certo ou errado fazer com seu blog.

Não sei te dizer quantas vezes eu errei. Eu cometi erros em diferentes áreas, mas posso te dizer que em todos os erros aprendi um pouco.

É certo dizer que é melhor aprender com os erros dos outros do que com seus próprios erros. Se um blogueiro diz que fez algo de errado no seu blog que atrapalhou seu crescimento, eu tento não replicar

Sempre olhe para os erros e fracassos como oportunidades de aprendizado e oportunidades de crescimento!

12 # Não perca sua alegria ou paixão

Eu comecei falando dos motivos pelo os quais você criou um blog e vou terminar dizendo que você nunca esqueça porque você começou. 

É fato que eu comecei meu blog para ganhar dinheiro, mas com o tempo descobrir que sou apaixonada por escrever para blogs, mas no passado eu estava ficando tão estressado com estatísticas e números, que isso estava tirando a alegria que eu originalmente tinha por blogar.

Tenha paciência, trabalhe duro, lembre-se do seu motivo e sempre aprenda com tudo que faz. Você vai chegar lá, mas você deve aproveitar a jornada de chegar lá! 

Quando você parar de apreciá-lo ou perder sua paixão, a jornada para o sucesso se tornará muito mais difícil. Você precisa aproveitar o que está fazendo para realmente querer investir tempo e esforço para alcançar o sucesso que tanto deseja.

Eu tenho uma lista de tarefas para realizar todos os dias, mas tem dias que estou indisposta ou desanimada, mas nem por isso eu fico estressada e irritada por não conseguir realizar todas as tarefas do dia.

Conclusão;

 Essas são as 12 melhores dicas que posso dar-lhe a partir de minhas próprias experiências de blogs pessoais. Espero que eles te beneficiem de alguma forma, e que você seja capaz de ganhar um pouco de conhecimento deles.

Você tem algumas dicas pessoais de blogs? Deixe-os no comentário abaixo!

4 thoughts on “12 Dicas para blogueiras iniciantes que aprendi nos meus 2 anos blogando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.