9 melhores fontes de tráfego gratuitas para seu blog

Blogueira iniciante dicas

Para criar um blog que gere renda, é preciso atrair tráfego, mas atrair tráfego não é uma tarefa fácil, principalmente tráfego gratuito.

Um dos maiores desafios para quem está começando um novo blog ou para as blogueiras que já tem anos de experiência no mercado, é conseguir manter um número de acesso sempre crescente.

O desafio é ainda maior para quem está iniciando, pois, o orçamento é muito apertado. Ainda bem que existem diversas fontes de tráfego gratuito que você pode usar para gerar tráfego qualificado para seu blog todos os dias.

Mas há um problema com o tráfego gratuito…

 tráfego gratuitas para  blog

Tráfego gratuito não é realmente gratuito. Se engana quem acredita que não precisa fazer nada para obter esse tráfego gratuito para seu blog. Tráfego gratuito é difícil de dominar.

Para dominar o tráfego gratuito você terá que gastar seu tempo e esforço e terá que ter a consciência de que pode fracassar em algumas delas. Apesar dessas fontes de tráfego gratuito estarem disponíveis para todos, nem todos conseguem ter resultados significativos. Você precisa montar sua estratégia e testar para ver qual funciona melhor para você.

Hoje, compartilharei as 09 melhores fontes de tráfego gratuitas que aumentarão o tráfego para seu blog, aumentarão a exposição da marca e, eventualmente, ajudarão você a ganhar dinheiro com ele.

Essas são as fontes de tráfego que mais funciona no meu blog desde o início;

1. SEO

Otimizar seu conteúdo para os mecanismos de pesquisa é algo que deve ser feito desde a criação do seu blog, mas o resultado não é tão rápido.

O tráfego do mecanismo de pesquisa é o melhor tráfego que um blogueiro pode obter. É o tipo de tráfego mais segmentado que você pode encontrar na internet. 

 Quando você é classificado para palavras-chave específicas, os visitantes dos mecanismos de pesquisa que digitam essas palavras-chave têm grande interesse em ler o conteúdo.

Por este motivo, tem mais concorrência do que outras fontes de tráfego, mas existem algumas estratégias e técnicas para começar. Primeiro de tudo, você deve se concentrar em palavras-chave de baixa concorrência. O último passo é criar conteúdo de qualidade regularmente no seu site.

Para ser bem rankeado nos motores de busca é preciso ter uma boa frequência de postagem e ter conteúdo que resolva os problemas das pessoas, ou seja, conteúdo de qualidade.

Se você criar conteúdo de 2 a 3 vezes por semana ou mais depois de alguns meses, poderá ser classificado na primeira página do Google. Não é uma maneira fácil, mas se você quiser dominar algo em 2022, SEO é a minha principal recomendação.

Quanto mais postagem no seu blog, mais são indexadas no Google e maiores suas chances de ser encontrada por lá.

Você pode aprender SEO por si mesmo, mas evite obter informações de muitas fontes diferentes ao mesmo tempo, pois pode ser confuso para um iniciante. 

2. Boletins informativos por e-mail

Uma lista de e-mail é construída através de confiança. Você pode oferecer algo gratuito para seus leitores e em troca eles darão o seu melhor e-mails essa pessoa quis baixar seu e-book ou entrar na sua lista Vips é porque gosta do seu conteúdo.

Se você publica muito conteúdo, selecione os melhores e mande para sua lista de e-mail. Provavelmente o tráfego mais rápido, com maior conversão e que você pode repetir quantas vezes quiser.

Portanto, verifique se sua estratégia de marketing por e-mail é sólida. É através do e-mail que você pode criar uma conexão mais pessoal com seus leitores e potenciais clientes.

Recomendo: Hospedagem para blogs — Hostgator

3 — Comentários em outros blogs

Comentários de blogs são uma das formas mais favoritas para blogueiros e profissionais de marketing criarem backlinks, se posicionarem melhor nos mecanismos de busca e obterem tráfego para seus sites.

Mas não se engane, pois nem todo comentário em um blog pode gerar um backlink bom! Para quem não sabe backlink são links que apontam para seu site.

Para o google quanto mais backlink apontarem para seu site, mais relevante seu blog se torna. Porém, se os backlinks estiverem como origem sites de spam ou conteúdo proibido pelo google seu blog tende a ficar mal visto pelo google e não aparecem nos resultados de pesquisas orgânicas.

Mas como saber quais blogs comentar?

Eu uso a ferramenta de análise de seo para pesquisar quais sites meus concorrentes estão comentando e quais são links de qualidade.

No entanto, você pode obter tráfego segmentado se fizer comentários de qualidade em blogs relevantes para o seu nicho. Fazer um comentário de qualidade significa que você leu o post e agrega valor. Deve ser pelo menos 50 – 100 palavras para fazer com que os visitantes do post prestem atenção ao que você tem a dizer.

Procure por novos posts no seu nicho e evite blogs sem tráfego. Faça um ótimo comentário onde você diz sua opinião e a envia.

Você pode obter, em média, de 5 a 10 cliques por comentário em blogs com alto tráfego. Comentários mal feitos ou comentários que não são sinceros despertará apenas o interesse do blogueiro dono do site.

Crie uma rotina de comentários diários para aumentar seus backlinks e também os cliques por comentário.

4 — YouTube

O youtube é a terceira mídia social que mais atrai tráfego para meu blog. Os links para o blog podem ser adicionados nos cards, tela final, descrição ou fixando em um comentário. 

Não faça divulgação de links em vídeos de canais famosos ou qualquer canal que não seja seu. Isso é spam e não ajuda na sua estratégia.

Desde 2017, o marketing de vídeo explodiu e quem não está utilizando essa estratégia para atrair tráfego, está perdendo muitas oportunidades.

Claro, o conteúdo de vídeo é demorado e precisa de muitos materiais, equipamentos e software. Mas, considerando o enorme crescimento do vídeo online, vale a pena.

As pessoas usam o YouTube como um mecanismo de pesquisa e como uma plataforma de mídia social onde se divertem assistindo a vídeos interessantes.

Existem muitas maneiras de fazer vídeos, até mesmo se você não quiser aparecer. Vídeos do Powerpoint, gravando sua área de trabalho e conversando na frente da câmera são as formas mais comuns que os Youtubers usam para criar vídeos. 

5 — Agregadores de conteúdo

Depois que o Pinterest bloqueou meu blog alegando spam, os agregadores de conteúdo tem sido a melhor solução de tráfego para meus blogs.

Mesmo agora que meu perfil no Pinterest foi reativado, a distribuição de conteúdo do meu blog está praticamente zerada.

Os agregadores de links oferecem planos gratuitos e planos pagos para publicar links. Eu consigo trazer 2.000 visitas por dia para meu blog principal através dos agregadores de conteúdo.

 E o que são esses agregadores de conteúdo?

São sites que publicam conteúdo de outros sites. Para participar você precisa encontrar um agregador de links que tenha categoria semelhante ao seu blog. Você faz um cadastro do seu blog, enviando o link, a logo e criando login e senha.

Para seu blog ser aprovado você precisa colocar um banner do agregador no seu blog. Todos os agregadores que testei, é permitido enviar um link por dia e se  seguir todas as regras o link é publicado no dia seguinte.

Não se preocupe, pois é criado um redirecionamento e as pessoas abrem o link no seu blog. Quanto mais visitas seu blog enviar para os agregadores, mais links serão aprovados e mais bem posicionado ficará.

Para você ter uma ideia, com alguns agregadores recebi no mínimo 10 visitas por cada link e no máximo 2.000 visitas por dia.

A quantidade de visitas irá depender de alguns fatores;

  • A qualidade do blog agregador (alguns são pequenos e recebem poucas visitas no geral)
  • A qualidade do seu conteúdo
  • A quantidade de visitas que você envia para os agregadores através do seu blog
GeraLinks - Agregador de links

Testei uns 10 agregadores e fui reprovado em uns 5. Os que mais me trazem resultados são; linkalinks, geralinks e atoananet. Hoje uso apenas o agregalinks e o geralinks.

Agregalinks - O melhor agregador de links para blogs

6 — Facebook

Você provavelmente já sabe que a melhor maneira de usar o Facebook para obter tráfego em seu site é com as páginas ou grupos do Facebook.

O ruim é que as pessoas não estão no facebook procurando coisas para comprar. As pessoas que clicam nos links são pessoas que estão realmente interessadas no seu conteúdo, mas não quer dizer que elas estão querendo comprar algo. Pode ser que ela esteja lendo sobre o assunto para comprar algo depois.

 As pessoas procuram conteúdo interessante no Facebook para compartilhar com seus amigos, mas geralmente não querem comprar coisas. Isso não significa que o tráfego do Facebook é inútil. 

Mais uma vez, a consistência é o segredo. Crie um grupo ou uma página e atualize todos os dias no início. Depois de um tempo, você começará a receber curtidas e visualizações orgânicas em sua postagem.

Participar de grupos no Facebook pode ser também uma ótima fonte de tráfego para o seu blog, mas você precisa tomar muito cuidado para não se tornar um spam.

Peça para entrar em 1 grupo por dia, não compartilhe o mesmo links em todos os grupos no mesmo dia e faça comentários sinceros nas postagens de outros blogueiros dos grupos.

Não se preocupe com o número de curtidas, você precisa apenas criar conteúdo de qualidade e divulgar da maneira correta.

7 — Tráfego Direto

O tráfego direto refere-se aos visitantes que entram diretamente em seu blog, sem usar nenhum mecanismo de pesquisa. Eles escrevem seu site diretamente em seu navegador de internet.

Esse tipo de tráfego acontece quando os visitantes já entraram no seu blog outras vezes e gostaram tanto do seu conteúdo que memorizaram ou anotaram a URL do seu blog.

Para fazer sucesso com o tráfego direto é preciso ter um cronograma de postagem com frequência e que funcione e ter o nome do seu blog fácil de lembrar. Ao criar conteúdo para as redes sociais lembre-se de adicionar a URL do seu blog nas imagens.

8 — Twitter

O Twitter tem mais de 300 milhões de usuários ativos e 80% deles acessam o site via celular. Twitter não é como as outras mídias sociais. Seus tweets estão ativos apenas por 15 a 30 minutos depois de publicá-los. Simplesmente, se você não quer ser esquecido pelos seus seguidores, você deve Tweetar a cada 15 a 30 minutos.

É óbvio que você não pode ficar logado em sua conta do Twitter 24 horas por dia então, você precisa automatizar seus tweets.

O tráfego no Twitter é menos direcionado que o tráfego do Facebook, mas ainda pode ser um impulso para o seu negócio.

Meu papel nesse blog é ser totalmente transparente, por isso tenho que dizer que não utilizo o twitter para trazer tráfego para nenhum dos meus blogs. Em que eu queria! Mas…

Logo no início do meu primeiro blog, fiquei tão entusiasmada com o twitter, pois estava recebendo mais visitas para o meu blog do que as outras mídias sociais, então comecei a seguir umas 20 pessoas por dia e no mesmo dia, minha conta foi bloqueada.

Estou te falando isso para que se você for utilizar o twitter na sua estratégia não cometa o mesmo erro que eu.

Criei uma nova conta, mas somente divulgo os conteúdos para criar backlinks. Cada URL que é compartilhada é um backlink para seu blog. E os backlinks ajudam a impulsionar o tráfego orgânico.

9 — Pinterest

O Pinterest pode ser uma ótima fonte de tráfego se você o usar corretamente. Para ser honesto, não estou gastando muito tempo no Pinterest, pois de tempos em tempos, o Pinterest sai bloqueando incorretamente muitos blogs, e meu blog caiu na lista de bloqueios, felizmente consegui resolver esse problema depois de 1 ano, mas a distribuição de conteúdo não é a mesma.

No entanto, existem empresas cuja principal fonte de tráfego é o Pinterest. Se você quer ser um grande influenciador do Pinterest, você deve aprender como criar ótimos gráficos.

Veja também : Minha conta no Pinterest foi suspensa – Como reativar?

Quando ativa no meu blog principal através do Pinterest recebia uma média de 4.000 visitas únicas por dia. Esse meu segundo blog alcançou 10 mil visualizações de páginas com apenas 3 meses ativo.

Em 2022, a estratégia que uso no Pinterest são os Idea Pin. Não é possível adicionar links nos idea pin, porém no final de alguns pins de idea coloco uma chamada para ação pedindo para que as pessoas acessem o blog para mais informações. Dá para fazer essa chamada tanto na última imagem do idea pin ou em notas que é como se fosse a descrição do Pin.

Como meus idea pin tem bastante alcance, muitas pessoas acabam procurando meu blog e Instagram por que gostam do meu conteúdo.

Conclusão

Essas 9 fontes de tráfego gratuitas acima são as maneiras mais eficazes que eu mesma utilizo ou já utilizei nos meus blogs e são grandes oportunidades para blogueiros ou profissionais de marketing que não tem um orçamento grande para experimentar o tráfego pago.

Apesar de serem gratuitas, não recomendo que você utilize todas de uma única vez. Se você está começando deve manter o foco principalmente em SEO.

Após dominar um, você tem obrigação de encontrar outra fonte de tráfego, pois é um erro manter apenas uma fonte de tráfego. Se algo acontecer com sua principal fonte de tráfego, você precisa ter outras saídas.

Espero ter te ajudado

Beijos e até o próximo!

2 thoughts on “9 melhores fontes de tráfego gratuitas para seu blog

  1. Eu to começando no mercado , apesar de desde 2014 ja atuar no Marketing Digital com empresas agora vim para fazer parte do time de Mestres na área mas antes to estudando bastante e o trafego é a parte mais importante .. Ótimo artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.